terça-feira, 3 de maio de 2011

3 de Maio - Dia Mundial da Liberdade de Imprensa



O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa lembra-nos de um Direito tão simples e fundamental para o Ser Humano como a Liberdade de Expressão, declarado no artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Hoje a Imprensa já não tem os pés e as mãos atadas, nem os olhos vendados.
Remete-nos para a facilidade de aceder a todo o tipo de informação nos dias de hoje, reconhecendo que olhando para trás, e ainda para muitas sociedades actuais, tal não acontece. Mais ainda, sentimo-nos tantas vezes bombardeados com tanta informação e/ou desinformação, que temos dificuldade em organizar o nosso conhecimento de causa. A celebração desta data dá-nos a oportunidade de reflectir sobre os meios de difusão dos valores no que concerne ao papel essencial que os meios de comunicação social têm no desenvolvimento político, económico, social e individual.
Essencialmente hoje devemos pensar esta realidade e este direito que nos assiste, e usufruir dele, que nos permite ser cidadãos do mundo informados, desde que assim o queiramos. A não esquecer neste dia todos aqueles que arriscam a vida para comunicar informações independentes e fidedignas. Para eles toda a nossa admiração e respeito, pois estão a lutar para a construção de um mundo melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário